quinta-feira, 17 de março de 2011

A mais doce de todas as pimentas...


Há 66 anos nascia em Porto Alegre aquela que alguns anos depois seria considerada a cantora mais completa do Brasil, Elis Regina de Carvalho Costa.
Elis, até os 18 anos morou em Porto Alegre, mas depois o mundo foi sua casa, tomou conta do Brasil e do mundo, quem diria, aquela menina tímida e vesguinha se transformou em ídolo para muita gente, se tornou símbolo de uma luta que todo o Brasil deveria lembrar, pois na voz dela os versos "Chora a nossa pátria mãe gentil, Choram Marias e Clarices no solo do Brasil" se tornaria o Hino da Anistia, também os versos "Perdoem a falta de abraços, os dias eram assim" me faz refletir sobre a Ditadura Civil Militar que assombrou nosso país por longos 21 anos.
Para meu desespero e infelizmente vou levar isso para a vida toda, nunca vi Elis cantar a não ser por vídeos e dvd's (a tecnologia nos ajuda muito nisso), mas toda vez que ouço ela cantar a música Atrás da Porta chorando copiosamente, sem desafinar em nenhuma nota, vejo que a mais linda interprete brasileira ali estava, sempre choro junto ou fico embasbacada, quando vejo os vídeos dela cantando Arrastão, parecendo um helicóptero em vôo, com os braços girando, lembro do apelido que ganhou HELICE REGINA (se não me engano, esse apelido foi dado por Rita Lee).
Quando eu vejo a tragetória dessa mulher, guerreira, sinto o maior orgulho em dizer que sou do estado onde nasceu Elis Regina, Rio Grande do Sul, e compro briga quando algum gaúcho fala que ela não gostava do nosso estado, pq foi embora, mas o que essa gente queria, que ela ficasse aqui, que o mundo não tivesse o prazer de conhecer a melhor cantora brasileira (que me perdoem as outras, mas para mim ela é a que vai sempre ser a mais mais de todas).
Esse texto meio confuso com um mix de emoções é só para deixar aqui o meu registro do aniversário de Elis, que não está mais nesse plano conosco, mas que deixou a MASTER BLASTER BACANUDA Maria Rita, que também nos encanta com sua voz maravilhosa.

Elis, daí de onde está, canta pra gente, mostra que você continua sendo a nossa PIMENTINHA, a mais doce de todas as pimentas, pois como você cantou: "O que foi feito amigo, de tudo que a gente sonhou, o que foi feito da vida, o que foi feito do amor..."

Nenhum comentário: