quinta-feira, 23 de abril de 2009

E continua a lavação de roupa suja....

Bate Boca entre Ministros !!!!!

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Gilmar Mendes, e o ministro Joaquim Barbosa bateram boca ontem 22/04 no plenário do tribunal. Barbosa acusou o presidente da Corte de estar "destruindo a credibilidade da Justiça brasileira" durante o julgamento de duas ações referentes ao pagamento de previdência a servidores do Paraná e à prerrogativa de foro privilegiado.

A discussão começou quando o presidente do STF disse que Joaquim Barbosa não tinha condições de dar lição de moral a ninguém e que julga por classe.

Barbosa respondeu: Vossa excelência está destruindo a Justiça deste país e vem agora dar lição de moral em mim. Saia à rua ministro Gilmar.

"Eu estou na rua", disse Mendes.

Vossa excelência não está na rua não. Vossa excelência está na mídia, destruindo a credibilidade do Judiciário brasileiro. É isso, disse Barbosa. Vossa excelência quando se dirige a mim não está falando com os seus capangas do Mato Grosso, ministro Gilmar. O senhor respeite, acrescentou.

Mendes respondeu: "Vossa excelência me respeite. Eu te respeito".

Logo depois da áspera discussão, a sessão foi encerrada e os ministros se reuniram a portas fechadas.
Depois de três horas e meia de reunião, oito ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) divulgaram nota em que se solidarizam com o presidente da Corte, Gilmar Mendes:
Os ministros do Supremo Tribunal Federal que subscrevem esta nota, reunidos após a Sessão Plenária de 22 de abril de 2009, reafirmam a confiança e o respeito ao Senhor Ministro Gilmar Mendes na sua atuação institucional como presidente do Supremo, lamentando o episódio ocorrido nesta data, diz a íntegra da nota.

Nota pessoal:
É revoltante ver que a lavação de roupa suja continua sendo lavada em público no país... É indignante que pessoas que deveriam ser exemplos de caráter se mostrem belos barraqueiros....

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Ciclo de Cinema Histórico (fonte: http://cinemacc.wordpress.com)



Começa hoje, no Auditório do CCSH-Centro, o 22º Ciclo de Cinema Histórico: Crenças, Fé e Obsessões Religiosas. As temáticas sobre religião e elementos que entrecruzam o tema têm tudo para provocar no público espectador sentimentos que podem transitar de uma confirmação da função social-política da religião a uma recuperação ou perda da crença e da fé.



Vitor Biasoli, colaborador dos ciclos desde a primeira edição produziu um texto bastante elucidativo do objetivo e do tema: ‘As crenças no sobrenatural, no sagrado e no transcedental acompanham a trajetória da humanidade desde a Antiguidade. Vivenciadas intimamente pela maioria dos homens, essas crenças foram e são objetos de questionamentos e sistemas filosóficos. Resultaram em códigos sociais, organizando-se em igrejas e com múltiplas expressões ao longo da história. O cinema não deixou de tematizá-las e o objetivo deste ciclo é analizar alguns desses títulos - que vão além da alma, além de um questionamento interior. Ao contrário do que se pensa, a modernidade - caracterizada pela crescente racionalização e questionamento de todas as crenças tradicionais - não sufocou o mundo religioso.’

Então, independentemente de qual for seu credo, os sete (que poderiam ser “sete pecados”?) filmes selecionados possuem um alto nível de qualidade artística, notabilizados por posturas de abordagem distintas em argumento e proposta religiosa.

Lembramos que a entrada é franca. Então é só aparecer, participar e tentar manter ou redescobrir a sua fé!!

22 de Abril de 2009, 19h
Lilies of the field (Uma voz nas sombras)
Direção: Ralph Nelson.
Estados Unidos, 1963, 94 min.
Com: Sidney Poitier; Lilia Skala; Lisa Mann; Isa Crino; Francesca Jarvis; Pamela Branch; Stanley Adams.
Comentários: Vitor Biasoli.
Sinopse: Homer Smith (Poitier) é um operário desempregado, que trabalha em construções. Ele para seu carro em uma propriedade rural, para arrumar o carro. Nesse lugar moram freiras católicas do leste europeu. Maria (Skala), a madre superiora, acredita que ele foi mandado por Deus para ajudá-las a construir uma igreja naquela região. Apesar disto não estar em seus planos, Homer se propõe a fazer pequenas tarefas, mas gradativamente começa a ser envolvido pelas religiosas.
Premiações: Academy Awards®: Melhor Ator (Sidney Poitier); Indicado: Filme; Roteiro Adaptado; Atriz Coadjuvante (Lilia Skala); Fotografia P&B. BAFTA: Indicado Ator Estrangeiro (Sidney Poitier); Prêmio UN. Berlin Festival: Melhor Interfilm; Prêmio OCIC; Urso de Prata de Melhor Ator (Sidney Poitier); Menção Honrosa de Prêmio Jovem Realizador. Indicado Urso de Ouro. Golden Globes®: Melhor Ator - Drama (Sidney Poitier); Filme - Categoria Especial; Indicado: Filme - Drama; Atriz Coadjuvante (Lilia Skala).


23 de Abril de 2009, 19h
Barravento (Barravento)
Direção: Glauber Rocha.
Brasil, 1962, 78 min.
Com: Antonio Pitanga; Luiza Maranhão; Lucy de Carvalho; Aldo Teixeira; Lidio Silva.
Comentários: Mauricio Lima.
Sinopse: Negros que, após a abolição da escravatura, continuam escravos, pescadores dominados pelo misticismo religioso, uma força externa vindo ao encontro deles e em oposição ao “estado de alienação”. Por fim, a revolução contra o patrão e contra Iemanjá, ambos responsáveis por sua miséria.

24 de Abril de 2009, 19h
O Pagador de Promessas (O pagador de promessas)
Direção: Anselmo Duarte.
Brasil, 1962, 98 min.
Com: Leonardo Villar; Glória Menezes; Dionísio Azevedo; Geraldo Del Rey; Roberto Ferreira; Norma Bengell.
Comentários: Rafael Lameira.
Sinopse: Ao tentar cumprir uma promessa feita em um terreiro de candomblé, um humilde homem, Zé do Burro (Villar), após carregar uma pesada cruz por um longo percurso, enfrenta a intransigência da Igreja.
Premiações: Academy Awards®: Indicado Filme em Língua Estrangeira. Cannes Festival: Palma de Ouro de Melhor Filme.


27 de Abril de 2009, 19h
In the name of the Father (Em nome do pai)
Direção: Jim Sheridan.
Irlanda/Inglaterra, 1993, 133 min.
Com: Daniel Day-Lewis; Emma Thompson; Pete Postlethwaite; Mark Sheppard; Anthony Brophy; Frankie McCafferty.
Comentários: Nielle Villanova.
Sinopse: Baseado em fatos. Gerry era um pequeno delinqüente de Belfast, durante os anos 70. Depois de ir para a Inglaterra, é injustamente acusado como um dos quatro terroristas de Guildford, pegando prisão perpétua e descobrindo, aos poucos, suas forças mais profundas para lutar contra tal injustiça.
Premiações: Academy Awards®: Indicado: Filme; Diretor; Ator (Daniel Day-Lewis); Ator Coadjuvante (Pete Postlethwaite); Atriz Coadjuvante (Emma Thompson); Roteiro - Adaptado; Edição. BAFTA: Indicado Ator (Daniel Day-Lewis); Roteiro - Adaptado. Berlin Festival: Urso de Ouro de Melhor Filme. Golden Globes®: Filme - Drama; Ator - Drama (Daniel Day-Lewis); Atriz Coadjuvante (Emma Thompson); Canção (”(You Made Me the) Thief of Your Heart”, de Bono, Gavin Friday, Maurice Seezer).


28 de Abril de 2009, 19h
Nattvardsgästerna (Luz de inverno)
Direção: Ingmar Bergman.
Suécia, 1962, 81 min.
Com: Ingrid Thulin; Gunnar Björnstrand; Gunnel Lindblom; Max von Sydow; Allan Edwall.
Comentários: André Jobim.
Sinopse: Após ler nos jornais que a China possuí a bomba atômica e pretende usá-la, um pescador vai à igreja, buscando palavras de conforto e consolo do pastor. Porém, este não consegue ajudá-lo porque está passando por uma crise de fé, temendo também o apocalipse nuclear.


29 de Abril de 2009, 19h
Kundun (Kundun)
Direção: Martin Scorsese.
Estados Unidos/Tibete, 1997, 137 min.
Com: Tenzin Thuthob Tsarong; Gyurme Tethong; Tulku Jamyang Kunga Tenzin; Tenzin Yeshi Paichang; Tencho Gyalpo.
Comentários: Fernanda Gabriela dos Santos.
Sinopse: Em 1933, morre o décimo-terceiro Dalai Lama. Quatro anos depois, em uma remota área do Tibet, é encontrado um menino de dois anos, que é identificado como a reencarnação de Dalai Lama, o “Buda da Compaixão”. Dois anos mais tarde, o garoto é levado para Lhasa, onde é educado como um monge e preparado para se tornar um chefe de estado. Quando tem 14 anos passa a enfrentar problemas com a China, que pretende tomar posse do Tibet.
Premiações: Academy Awards®: Indicado: Fotografia; Direção de Arte; Figurino; Trilha Sonora. Golden Globes®: Trilha Sonora.


30 de Abril de 2009, 19h
Amen. (Amém)
Direção: Konstantinos Costa-Gavras.
França/Romênia/Alemanha, 2002, Color, 132 min.
Com: Ulrich Tukur; Mathieu Kassovitz; Ulrich Mühe; Michel Duchaussoy; Friedrich von Thun.
Comentários: Fritz Nunes.
Sinopse: Segunda Guerra Mundial. Um oficial da SS, desenvolve um produto para tornar mais eficiente a limpeza de tanques. Seu produto, porém, é utilizado para matar os judeus nos campos de concentração. Horrorizado, ele procura o jovem padre Ricardo Fontana que, sendo de família influente, poderia solicitar a interferência do Papa Pio XII para impedir o genocídio dos judeus. Nessa trama se desenrola toda a saga desses dois jovens, um movido pela culpa outro pela consciência e toda a intensa luta para salvar milhões de judeus.
Premiações: Berlin Festival: Indicado Urso de Ouro. Cannes Festival: Melhor Roteiro. Indicado: Filme; Diretor; Ator (Mathieu Kassovitz); Fotografia; Música; Som.